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EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

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Conclusão da 2.ª edição de Oficina de Formação acreditada para professores onde se alia Tecnologia, Pedagogia e Sustentabilidade

2025-01-22

No passado dia 22 de janeiro de 2025, terminou com sucesso a Oficina de Formação de 50h “Jogos digitais com realidade aumentada para promover aprendizagem interdisciplinar outdoor”, dirigida a professores dos Ensinos Básico e Secundário e a docentes de Educação Especial. A oficina foi dinamizada pelos formadores Margarida M. Marques, Lúcia Pombo, Rita Rodrigues e João Ferreira-Santos, e acreditada pelo CFAECAAV – Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha. A Oficina teve a duração de 25h presenciais e de 25h de trabalho autónomo, sendo relevante para efeitos de progressão na carreira e avaliação de desempenho, no domínio científico e pedagógico. Teve início a 2 de outubro de 2024, com uma sessão prática em que os formandos exploraram a app EduCITY, experienciando de imediato a articulação entre pedagogia e tecnologia. Divididos em grupos, participaram num percurso gamificado com realidade aumentada, que serviu de ponto de partida para a reflexão sobre práticas inovadoras em educação. Ao longo das sete sessões presenciais, que se realizaram desde outubro, os professores foram desafiados a criar, testar e aperfeiçoar recursos educativos digitais interdisciplinares, alinhados com os princípios da Educação para a Sustentabilidade e integráveis em aplicações como a EduCITY. A última sessão, no final de janeiro, permitiu partilhar os projetos desenvolvidos, avaliar o percurso formativo e reforçar o compromisso com práticas pedagógicas mais sustentáveis, significativas e digitalmente inovadoras. A ação teve como objetivos principais: i) Promover a inovação das práticas pedagógicas, através da utilização de dispositivos móveis, jogos e recursos digitais; ii) Abordar temáticas curriculares complexas por meio de estratégias de mobile game-based learning; iii) Conceber e aplicar recursos educativos digitais interdisciplinares em contextos reais de aprendizagem; iv) Avaliar criticamente e melhorar os recursos desenvolvidos; v) Disponibilizar os recursos à comunidade educativa, de forma aberta e gratuita. Esta Oficina de Formação constituiu um espaço de experimentação, criação e partilha, onde a interseção entre educação, tecnologia, sustentabilidade e colaboração docente deu origem a propostas inovadoras com impacto real nas práticas escolares.