Projeto EduCITY
Vem conhecer mais sobre este projeto e a equipa que o constitui!
Premissa
As cidades e comunidades sustentáveis, de acordo com a Agenda 2030, constituem uma meta relevante para a sociedade que exige planeamento e gestão urbanos eficientes para lidar com os desafios da intensa urbanização, como trânsito, resíduos e poluição. Para enfrentar tais desafios, os cidadãos devem ser encorajados a refletir sobre as suas ações e a atuar em situações complexas de modo sustentável, daí a necessidade de oferecer oportunidades de desenvolvimento de competências-chave em sustentabilidade. O crescente uso de dispositivos móveis, torna possível a exploração de jogos educativos digitais em ambientes outdoor. Quando combinados com conteúdos de realidade aumentada (RA), o seu efeito educativo pode ser exponencial e resultar na mudança de atitudes dos cidadãos.
Partindo do sucesso do EduPARK (financiado por FEDER e FCT), reconhecido em 2018 com o prestigiante prémio Team Award for Innovation in Teaching & Learning do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), torna-se evidente a necessidade de expandir o seu impacto.
Daqui emerge o EduCITY, abrindo os limites do parque à cidade e a outras cidades, fortalecendo a rede universitária com parceiros da comunidade: escolas, autarquias e empresas.
Esta rede promove o conhecimento e cria oportunidades para que os cidadãos contribuam para a sustentabilidade citadina, podendo inspirar outras cidades a replicar as ideias e as soluções daqui emergentes.
Inovação
A ideia é promover cidades sustentáveis, criando um ambiente inteligente de aprendizagem suportado por uma app móvel com jogos de localização baseados em desafios que integram recursos educativos em RA, como simulações com base em dados de sensores ambientais, animações 3D, spots informativos, entre outros. Estes jogos são cocriados pela comunidade escolar, académica e geral e integram desafios interdisciplinares atrativos para serem explorados por cidadãos em passeios pela cidade. Esta pedagogia inovadora usa tecnologia familiar (dispositivos móveis) para “aprender fazendo”, na qual os jogos em RA permitem consciencialização ambiental na cidade – laboratório vivo de experimentação – onde os cidadãos são “cientistas ativos” e agentes de mudanças sustentáveis, numa lógica de ciência cidadã.
Laboratório vivo experimental
Uso do território como laboratório vivo experimental, levando a Educação para contextos reais.
Tecnologia inteligente
Utilização de tecnologia inteligente e de fácil acesso com jogos móveis em Realidade Aumentada.
Participação da comunidade
Todos podem contribuir ativamente na coconstrução dos jogos, seguindo uma abordagem socio-construtivista.
Partilha de conhecimento
Ampla partilha de conhecimento entre a universidade, as escolas e a comunidade.
Escalabilidade
Aplicabilidade da abordagem a qualquer cidade visando um futuro digital, verde e saudável para todos.
Equipa
Lúcia Pombo
Coordenadora do EduCITY
Lúcia Pombo
Coordenadora do EduCITY
Investigadora Auxiliar no DEP e Vice-Coordenadora do CIDTFF da Universidade de Aveiro (UA). Doutorada em Biologia e também Doutorada em Educação, Mestre em Ciências da Zonas Costeiras e Licenciada em Biologia, pela UA. Coordenadora do EduPARK e do EduCITY. Tem investigado nas áreas da Biodiversidade da Ria de Aveiro e da integração das Tecnologias na Educação em Ciências, nomeadamente Aprendizagem potenciada por dispositivos móveis, Realidade Aumentada e Gamificação.
Margarida M. Marques
Co-coordenadora do EduCITY
Margarida M. Marques
Co-coordenadora do EduCITY
Investigadora (nível 1) no DEP e Membro do CIDTFF da UA. Doutorada em Didática e Formação, ramo Didática e Desenvolvimento Curricular, Mestre em Gestão Curricular e Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia, pela UA. Tem trabalhado na área da Educação para as Alterações Climáticas e o seu principal interesse atual centra-se na utilização das tecnologias, como os Dispositivos Móveis e Realidade Aumentada, e de estratégias de aprendizagem baseada no jogo na promoção da Literacia Científica.
Sofia Ribeiro
Bolseira do EduCITY (março a setembro '22)
Sofia Ribeiro
Bolseira do EduCITY
Bolseira de investigação, na área de Multimédia, do projeto EduCITY (1/3/2022 - 30/9/2022). Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, Mestre em Comunicação Multimédia e Licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação, pela UA. Tem trabalhado nas áreas de Interação Humano-Computador, User-Centred Design, Literacia digital, Recursos Educativos e Jogos.
Julia Draghi
Bolseira do EduCITY (maio '22 a setembro '23)
Julia Draghi
Bolseira do EduCITY
Bolseira de investigação, na área de Biologia, do projeto EduCITY (1/5/2022 - 30/9/2023). Mestre em Planeamento Regional e Urbano, pela UA, Licenciada em Biologia, pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro, Brasil). Tem estado envolvida em iniciativas cívicas com a finalidade de estimular a conexão emocional das pessoas de diferentes idades aos recursos naturais e aos espaços públicos urbanos.
Diogo Figueiredo
Bolseiro do EduCITY (outubro '22 a setembro '24 )
Diogo Figueiredo
Bolseiro do EduCITY
Bolseiro de investigação, na área de Engenharia do Ambiente, do projeto EduCITY (desde 1/10/2022). Mestrando em Engenharia do Ambiente e Licenciado em Engenharia do Ambiente pela UA. Os seus principais interesses de investigação centram-se nas áreas das cidades sustentáveis e de saúde ambiental.
Rafael Fernandes
Bolseiro do EduCITY (outubro '22 a novembro '23 )
Rafael Fernandes
Bolseiro do EduCITY
Bolseiro de investigação, na área de Informática, do projeto EduCITY (desde 15/10/2022). Mestrando em Engenharia Informática, pela Universidade de Aveiro (UA), Licenciado em Tecnologias de Informação pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA). Os seus principais interesses de investigação centram-se nas áreas da Realidade Virtual e Aumentada.
Rita Rodrigues
Bolseira do EduCITY (novembro '22 a dezembro '24 )
Rita Rodrigues
Bolseira do EduCITY
Bolseira de investigação, na área de Educação, do projeto EduCITY (desde 15/11/2022).Doutorada em Multimédia em Educação da UA, Mestre em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB de Matemática e Ciências Naturais e Licenciada em Educação Básica pela UA. Os seus principais interesses centram-se na utilização da tecnologia na educação, na área de game-based learning e no desenvolvimento sustentável.
João Ferreira-Santos
Bolseiro FCT (desde setembro '23)
João Ferreira-Santos
Bolseiro FCT
Doutorando em Educação, ramo Didática e Desenvolvimento Curricular, da UA. Colaborador EduCITY desde 1 janeiro 2022; Bolseiro de Doutoramento FCT desde 1 setembro 2023. Professor de Educação Visual do Ensino Básico e Secundário. Mestre em ensino das Artes Visuais, pela Universidade do Porto e Licenciado em Educação Visual e Tecnológica, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Membro-estudante do InSEA (The International Society for Education Through Art).
Bruno Sousa
Bolseiro do EduCITY (janeiro '24 a outubro '24 )
Bruno Sousa
Bolseiro do EduCITY
Bolseiro de investigação, na área de Engenharia Biomédica, do projeto EduCITY (desde 1/1/2024). Mestrando em Engenharia Biomédica e Licenciado em Engenharia Biomédica pela UA. Os seus principais interesses de investigação centram-se no apoio ao desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis, e na otimização das áreas de data science & data mining.
Carolina Baptista
Bolseira do EduCITY (desde janeiro '24)
Carolina Baptista
Bolseira do EduCITY
Bolseira de Investigação, na área de Multimédia, do projeto EduCITY (desde 16/01/2024). Mestranda em Comunicação e Tecnologias Web e Licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Os seus principais interesses de investigação centram-se nas áreas de comunicação, criação de conteúdo e design de interação.
Samantha Oliveira
Prestadora de serviços
Vânia Carlos
Membro do EduCITY
Vânia Carlos
Membro do EduCITY
Professora Auxiliar no DEP e Membro do CIDTFF da UA. Doutorada em Multimédia em Educação pela UA, Mestre em Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade de Lisboa e Licenciada em Ensino de Geografia pela Universidade de Coimbra. Os seus principais interesses de investigação relacionam-se com a Tecnologia Educativa enquanto promotora da Literacia Espacial e facilitadora de Aprendizagens baseadas no contexto.
Teresa Neto
Membro do EduCITY
Teresa Neto
Membro do EduCITY
Professora Auxiliar no DEP e Membro do CIDTFF da UA. Doutorada em Didática e Formação (Doutoramento Europeu), pela UA. Licenciada em Matemática, Ramo Educacional, pela Universidade de Coimbra. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a Integração das TIC na Educação Matemática, a Didática da Geometria e a Formação de professores de Matemática.
Patrícia Sá
Colaboradora do EduCITY
Patrícia Sá
Colaboradora do EduCITY
Investigadora (nível 1) no DEP e Membro do CIDTFF da UA. Doutorada em Didática das Ciências pela UA e Licenciada em Ciências da Educação pela Univ. Coimbra. Tem investigado na área da Educação para a Sustentabilidade, em particular na formação de professores , desenvolvimento de competências (cidadania global) e desenvolvimento de recursos educativos.
Rita Tavares
Colaboradora do EduCITY
Rita Tavares
Colaboradora do EduCITY
Project Implementation Consultant e Membro do CINTESIS e do CIDTFF.Doutorada em Multimédia em Educação, Licenciada em Ensino Básico pela UA e Formadora Acreditada em Tecnologias Educativas – Meios Audiovisuais. As suas principais áreas de investigação são Educação em Ciências, recursos educativos digitais (em particular aplicações móveis), ambientes digitais, Participatory Design, User-Centered Design, Universal Design (for Learning), UX Design, e Data Mining.
Manuel Santos
Colaborador do EduCITY
Manuel Santos
Colaborador do EduCITY
Doutorando em Multimédia em Educação da UA e Investigador não-doutorado do CIDTFF. Docente dos Ensinos Básico e Secundário de Informática no Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré. Pós-graduado em Tecnologias Multimédia pela FEUP. Licenciado em Engenharia Informática Industrial pelo ISEP. Os seus principais interesses relacionam-se com a Internet das Coisas e Smart Cities e o seu potencial para promover competências de cidadania participativa nos alunos.
José Luís Araújo
Colaborador do EduCITY
José Luís Araújo
Colaborador do EduCITY
Professor Auxiliar no DEP da UA e membro integrado do CIDTFF. Licenciado em Química, Mestre em Ensino de Física e Química e Doutor em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua investigação foca-se no ensino e divulgação da Física e da Química, e no envolvimento do público na ciência, particularmente através de abordagens de ciência cidadã.
Rosa Pinho
Membro do EduCITY
Rosa Pinho
Membro do EduCITY
Técnica Superior no DBio, Curadora do Herbário da UA e Membro do CESAM. Mestre em Ciências das Zonas Costeiras e Licenciada em Biologia pela UA. Tem desenvolvido atividades na área da Educação Ambiental. Os seus interesses de investigação são a Taxonomia das Plantas Vasculares, a Ecologia Vegetal e a Educação e sensibilização Ambiental.
Lísia Lopes
Colaboradora do EduCITY
Lísia Lopes
Colaboradora do EduCITY
Técnica Superior no DBio da UA e Membro do CESAM. Mestre em Biologia Aplicada, ramo Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas e Licenciada em Biologia, pela UA. Fotógrafa da Natureza, tem participado em projetos nas áreas da Botânica, Taxonomia de Plantas Vasculares, Conservação da Natureza, Ecologia e Educação Ambiental, assim como em projetos de Divulgação e Comunicação Científica e do Ensino Experimental.
Myriam Lopes
Membro do EduCITY
Myriam Lopes
Membro do EduCITY
Professora Associada no DAO e Vice-Coordenadora do CESAM da UA. Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente, Mestre em Poluição Atmosférica e Licenciada em Engenharia do Ambiente, pela UA. Tem investigado nas áreas da poluição atmosférica e saúde humana, alterações climáticas e sustentabilidade urbana, metabolismo urbano e economia circular, gestão ambiental, mitigação e adaptação às alterações climáticas e envolvimento dos cidadãos nos processos de decisão e planeamento.
Sónia Rodrigues
Membro do EduCITY
Sónia Rodrigues
Membro do EduCITY
Professora Auxiliar no DAO e Membro do CESAM da UA. Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente, Mestre em Gestão em Gestão e Políticas Ambientais e Licenciada em Engenharia do Ambiente, pela UA. A sua principal área de investigação é a química ambiental com foco na reatividade e biodisponibilidade de metais e nanopartículas metálicas em solos e plantas; avaliação de riscos para a saúde humana e animal em ambientes terrestres; e a recuperação de solos degradados.
Paulo Dias
Membro do EduCITY
Paulo Dias
Membro do EduCITY
Professor Auxiliar no DETI e Membro no IEETA da UA. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica na área de reconstrução 3D e Licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, pela UA. Tem trabalhado nas áreas de Reconstrução 3D, Realidade Virtual e Aumentada, Visão por computador, Visualização, Interação Homem máquina e Fusão Sensorial.
Pedro Beça
Membro do EduCITY
Pedro Beça
Membro do EduCITY
Professor Auxiliar no DeCA e membro do DigiMedia da UA. Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro e pela Universidade do Porto, Mestre em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações e Licenciado em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações pela UA. As suas áreas de interesse são a utilização de dispositivos móveis e cultura participativa; o desenvolvimento de Web e aplicações móveis, especialmente nas fases de conceção, implementação e validação.
Rui Raposo
Membro do EduCITY
Óscar Mealha
Membro do EduCITY
Óscar Mealha
Membro do EduCITY
Professor Catedrático no DeCA e Membro no DigiMedia da UA. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Licenciado em Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações. É Diretor do Programa Doutoral em Novos Média. Desenvolve a sua investigação na área de "Knowledge Media and Connected Communities", design de interação e técnicas e métodos de análise.
Martin Llamas Nistal
Consultor do EduCITY
Martin Llamas Nistal
Consultor do EduCITY
Professor Catedrático no Departamento de Enxeñaría Telemática da Universidade de Vigo (Espanha), diretor do Centro de Investigação atlanTTic de Tecnologias de Telecomunicações. Recebeu os graus de Eng. e Ph.D. em Telecomunicações pela Universidade Politécnica de Madrid, Espanha, e é investigador sénior em Tecnologias de Aprendizagem. Está muito envolvido em atividades da IEEE Education Society, servindo em diferentes cargos, e atualmente como presidente eleito (2021-2022), e presidente (2023-2024).
Olga Mayoral
Consultora do EduCITY
Olga Mayoral
Consultora do EduCITY
Professora do Departamento de Didática das Ciências Experimentais e Sociais na Faculdade de Educação e investigadora e vice-diretora do Jardim Botânico da Universidade de Valência (Espanha). É doutorada em Biologia, Mestre em Investigação em Didática Específica, e Licenciada em Biologia pela Universidade de Valência. É coordenadora da Especialidade de Biologia e Geologia do Mestrado em Ensino Secundário na mesma universidade e co-presidente do grupo de estudo "Ensinar e Aprender Ciência em Ambientes Exteriores (TeLeSOE)", da Universidade RCC-Harvard.