Publicações
Conhece as nossas publicações (inter)nacionais
2024-12-13
Sensorização e aprendizagem baseada em jogos na promoção de cidades inteligentes e sustentáveis
In: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Figueiredo, D. (orientação Lopes, M. & Rodrigues, S.) (2024). Sensorização e aprendizagem baseada em jogos na promoção de cidades inteligentes e sustentáveis [Mestrado em Engenharia do Ambiente]. [Master’s thesis, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro.
2024-12-02
Realidade aumentada numa abordagem mobile game-based learning para promover aprendizagens enquadradas no Sistema Respiratório
In: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Dias, A. (orientação Marques, M.M.)(2024). Realidade aumentada numa abordagem mobile game-based learning para promover aprendizagens enquadradas no Sistema Respiratório [Mestrado profissionalizante em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário]. [Master’s thesis, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. URL
2024-11-27
Tem a palavra… Lúcia Pombo.
In: APEduC Revista
Pombo, L. (2024). Tem a palavra… Lúcia Pombo. APEduC Revista. 09(02), 171-176. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.555
2024-11-27
EduCITY - jogos urbanos móveis de aprendizagem que combinam RA e investigação sobre a natureza
In: Moholy-Nagy University Art and Design, Budapeste, Húngria
Pombo, L. (2024). EduCITY – mobile learning city games combining AR & Nature Research. In “Symposium AR & Nature” hosted and organised by Moholy-Nagy University Art and Design, Budapest, Hungary, 27 november.
2024-11-27
Escola Aberta - o exemplo de EduCITY
In: Bootcamp of the Erasmus+ project: Open Universal STEAM for All – OpenUs4All – Strategic Partnership
Pombo, L., & Marques, M.M. (2024). Open School – the exemple of EduCITY. In “Bootcamp of the Erasmus+ project: Open Universal STEAM for All – OpenUs4All – Strategic Partnership”, co-organised by the University of Miguel Hernández and by the University of Aveiro, Fábrica da Ciência, 27 November 2024.
2024-11-15
Pod’Isto | Pode um projeto académico ter interesse para a comunidade?
In: Spotify
Pombo, L. (2024, november 15). Pode um projeto académico ter interesse para a comunidade? TT2 | EP.1 - Lúcia Pombo [Podcast episode]. In Pod'Isto? https://open.spotify.com/episode/0ErtpRof6MA09hMY8Cga0k?si=ca804bb260884bad
2024-11-14
Ep. 1884 Lúcia Pombo – Projeto EduCITY cria aplicação móvel para educar os cidadãos para a sustentabilidade.
In: 90 segundos de ciência
Pombo, L. (2024, november 14). Projeto EduCITY cria aplicação móvel para educar os cidadãos para a sustentabilidade. 90 segundos de ciência, Antena 2. . Ep. 1884 Lúcia Pombo. https://www.90segundosdeciencia.pt/episodes/ep-1884-lucia-pombo/
2024-10-28
The Potential of a Mobile Augmented Reality Game in Education for Sustainability: Report and Analysis of an Activity with the EduCITY App
In: Sustainability
Rodrigues, R. & Pombo, L. (2024). The Potential of a Mobile Augmented Reality Game in Education for Sustainability: Report and Analysis of an Activity with the EduCITY App. Sustainability 16(21), https://doi.org/10.3390/su16219357
2024-10-01
Proposta didática articulando Ensino Por Pesquisa, gamificação e questionamento no ensino-aprendizagem do Sistema Respiratório
In: Seminário Internacional – Cooperar no âmbito da Educação em Ciência(s) e Formação de Professores
Dias, A., Ferreira, P., Reis, T., Marques, M. M., & Sardo, M. C. (aceite). Proposta didática articulando Ensino Por Pesquisa, gamificação e questionamento no ensino-aprendizagem do Sistema Respiratório. In D. Soares, B. Lopes, J. L. Araújo, &M. M. Marques. Seminário Internacional: Cooperar no âmbito da Educação em Ciência(s) e Formação de Professores - Livro de Resumos (pp. 30-32). UA Editora - Universidade de Aveiro. https://doi.org/10.48528/zr7j-mr75
2024-09-05
EduCITY – promover cidades sustentáveis com jogos educativos em realidade aumentada
In: Conferência online sobre cidades sustentáveis, uma iniciativa entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade de Aveiro
Pombo, L. & Marques, M.M. (2024). EduCITY – promover cidades sustentáveis com jogos educativos em realidade aumentada. In “Conferência online sobre cidades sustentáveis, uma iniciativa entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade de Aveiro". 5 setembro. https://www.youtube.com/live/6cbQ75K4ANY
2024-09-05
Interdisciplinaridade: Da teoria à prática | O caso do EduCITY
In: Jornadas AERNP - Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, Cacia
Ferreira-Santos, J. &Pombo, L. (2024). Interdisciplinaridade: Da teoria à prática | O caso do EduCITY. In “Jornadas AERNP - Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, Cacia". 5 setembro
2024-08-30
Aplicación EduCITY: uniendo naturaleza y tecnología para un futuro sostenible
In: Revista Espores la voz del Botánico
Pombo, L., Rodrigues, R., & Pinho, R. (2024, August 30). Aplicación EduCITY: uniendo naturaleza y tecnología para un futuro sostenible. Espores. https://espores.org/es/es-proyectos-verdes/aplicacion-educity-uniendo-la-naturaleza-y-la-tecnologia-para-un-futuro-sostenible/
2024-07-19
O desenvolvimento de um questionário inspirado no GreenComp: Aproximar os objectivos dos projectos EduCITY a contextos mais amplos
In: Livro de Resumos do Research Summit 2024 - Universidade de Aveiro
Ferreira-Santos, J., Pombo, L., Marques, Margarida M. & Rodrigues, R. (2024). AThe development of a GreenComp-inspired Questionnaire: Bridging EduCITY projects aims to broader contexts. In Book of Abstracts of Research Summit 2024. University of Aveiro, 16 -19 July. pp.298-299.
2024-07-19
Um jogo EduCITY em Vale de Ílhavo para preservar o património cultural e as tradições
In: Livro de Resumos do Research Summit 2024 - Universidade de Aveiro
Rocha, A. T., Pombo, L., Marques, M. M., Fidalgo, E. & Santos, S. (2024). An EduCITY game in Vale de Ílhavo to preserve cultural heritage and traditions. In Book of Abstracts of Research Summit 2024. University of Aveiro, 16 -19 July (pp. 303). https://doi.org/10.48528/5rnm-k519
2024-07-18
Aplicação Educity: experiência do utilizador por alunos das escolas de Aveiro
In: 16ª Conferência Internacional sobre Educação e Novas Tecnologias de Aprendizagem
Sousa, B., Marques, M.M., & Pombo, L. (2024). Educity app: user experience by Aveiro school students. In Proceedings of 16th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN24), L. Gómez Chova, C. González Matínez, J. Lees (eds.), International Academy of Technology, Education and Development (IATED), Palma de Mallorca, Spain, 1-3rd July. pp 3392-3401, DOI: 10.21125/edulearn.2024.0882; ISBN: 978-84-09-62938-1; ISSN: 2340-1117
2024-07-18
Atividade de jogo móvel Educity como boa prática em educação para o desenvolvimento sustentável - Um estudo caso com estudantes do ensino superior (futuros professores)
In: 16ª Conferência Internacional sobre Educação e Novas Tecnologias de Aprendizagem
Pombo, L., Rodrigues, R., & Sousa, B. (2024). EduCITY activity as best practice on education for sustainable development - a case study with higher education students (future teachers). In Proceedings of 16th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN24),L. Gómez Chova, C. González Matínez, J. Lees (eds.), International Academy of Technology, Education and Development (IATED), Palma de Mallorca, Spain, 1-3rd July. pp 2964- 2974, DOI: 10.21125/edulearn.2024.0793; ISBN: 978-84-09-62938-1; ISSN: 2340-1117
2024-07-10
Proposta didática articulando Ensino Por Pesquisa, Jogo e Questionamento no ensino-aprendizagem do Sistema Respiratório
In: IX Encontro Internacional da Casa das Ciências
Dias, A., Ferreira, P., Reis, T., Marques, M. M., & Sardo, M. C. (2024). Proposta didática articulando Ensino Por Pesquisa, Jogo e Questionamento no ensino-aprendizagem do Sistema Respiratório. In A. Coelho, G. Monteiro, R. Seabra, S. Gouveia, R. Coimbra, & R. Leite. IX Encontro Internacional da Casa das Ciências - Qual o impacto da inteligência artificial na educação?, 08, 09 + 10 julho 2024 (p. 28). Casa das Ciências – EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo. https://www.casadasciencias.org/9encontrointernacional/conteudo/pdf/livroResumos_2024.pdf
2024-07-08
As potencialidades da integração da app EduCITY na reconfiguração do Jardim da Ciência - Smart Knowledge Garden: simbioses formativas entre o Real e a Realidade Aumentada
In: IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS
Ferreira-Santos, J., & Pombo, L. (2024). As potencialidades da integração da app EduCITY na reconfiguração do Jardim da Ciência - Smart Knowledge Garden: simbioses formativas entre o Real e a Realidade Aumentada. In Proceedings of IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS | Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030. University of Aveiro, 8 -10 July. pp.847-851. https://doi.org/10.48528/s4d4-k443
2024-07-08
A valorização do Património Construído para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável: do projeto à implementação do "Percurso Arte Nova" na aplicação EduCITY
In: IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS
Ferreira-Santos, J., & Pombo, L. (2024). A valorização do Património Construído para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável: do projeto à implementação do "Percurso Arte Nova" na aplicação EduCITY. In Proceedings of IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS | Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030. University of Aveiro, 8 -10 July. pp.847-851. https://doi.org/10.48528/s4d4-k443
2024-07-08
O nosso sal tem microplásticos? Uma proposta didática interdisciplinar para futuros professores
In: IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS
Silva Araújo, J., Lopes, B., Marques, M. M. (2024). O nosso sal tem microplásticos? Uma proposta didática interdisciplinar para futuros professores. In R. M. Vieira, A. V. Rodrigues, & I. P. Martins, Isabel P. (coord.). Desafios da educação CTS e objetivos da agenda 2030: programa completo e resumos do IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS, Aveiro, 2024 8 -10 julho (pp.852-856). UA Editora. https://doi.org/10.48528/s4d4-k443
2024-07-03
Built heritage in a mobile augmented reality game for development of key competences towards Education for Sustainability – from academia to society
In: Encontro Ciência 2024
Ferreira-Santos, J. & Pombo, L. (2024, July 3-5). ). Built heritage in a mobile augmented reality game for development of key competences towards Education for Sustainability – from academia to society. Encontro Ciência 2024, Porto, Portugal. https://www.encontrociencia.pt/
2024-07-03
EduCITY no Zoo Santo Inácio: uma aventura através de um jogo com Realidade Aumentada
In: Encontro Ciência 2024
Rodrigues, R. & Pombo, L. (2024, July 3-5). ). EduCITY no Zoo Santo Inácio: uma aventura através de um jogo com Realidade Aumentada. Encontro Ciência 2024, Porto, Portugal. https://www.encontrociencia.pt/
2024-06-19
Percursos matemáticos com MathCityMap e EduCITY: uma experiência.
In: 2nd International Conference on Math Education and Technology 2024 (ICMET 2024),
Nolla, A., Tolmos, P., & Martín, S. 2024. Math trails with MathCityMap and EduCITY: an experience. In Proceedings of 2nd International Conference on Math Education and Technology 2024 (ICMET 2024), 19-21 june, University of Aveiro. https://icmet.web.ua.pt/
2024-05-23
Educating on Sustainable Development through Built Heritage and Technology: The “Art Nouveau Path” in the EduCITY app
In: Proceedings of XVIII International Seminars on the Overarching Issues of the European Area
Ferreira-Santos, J., & Pombo, L. (2024). Educating on Sustainable Development through Built Heritage and Technology: The “Art Nouveau Path” in the EduCITY app. In Proceedings of XVIII International Seminars on the Overarching Issues of the European Area. University of Porto, 23-26 May. https://doi.org/10.21747/978-989-9193-04-8/jor
2024-03-13
Comunicação de Ciência em projetos FCT: Estratégias - caso do EduCITY
In: Comunicação de ciência: para quê, para quem e como - Módulo 3.
Marques, M. M. (2024). Comunicação de Ciência em projetos FCT: Estratégias - caso do EduCITY. Comunicação oral realizada no âmbito do Módulo 3 do curso Comunicação de ciência: para quê, para quem e como. Online.
2024-03-11
EduCITY, a project for sustainable smart learning city environment – preliminary results.
In: International Conference on Mobile Learning 2024
Rodrigues, R., Ferreira-Santos, J., Draghi, J., Marques, M.M., & Pombo, L. (2024). EduCITY, a project for sustainable smart learning city environment – preliminary results. In P. Kommers, I. A. Sánchez, & P. Isaías (Eds.), Proceedings of the International Conference on Mobile Learning 2024, Porto, 9-11 March, (pp. XX–XX). IADIS – International Association for the Development of the Information Society. http://www.mlearning-conf.org/
2024-03-04
Mobile Augmented Reality app with 3D models: The EduCITY app.
In: INTED 2024 – sharing the passion for learning, 18th International Technology, Education and Development Conference
Rodrigues, R., & Pombo, L. (2024). Mobile Augmented Reality app with 3D models: The EduCITY app. In L. G. Chova, C. G. Martínez, & J. Lees (eds.), Proceedings of INTED 2024 – sharing the passion for learning, 18th International Technology, Education and Development Conference, 4-6 March, Valencia, Spain. pp. 3824-3830. International Academy of Technology, Education and Development (IATED), ISBN: 978-84-09-59215-9, ISSN: 2340-1079; doi: 10.21125/inted.2024
2024-03-04
Mobile augmented reality games for authentic science learning: perspectives of students (future teachers) on the EduCITY activity
In: INTED 2024 – sharing the passion for learning, 18th International Technology, Education and Development Conference
Pombo, L., & Rodrigues, R. (2024). Mobile augmented reality games for authentic science learning: perspectives of students (future teachers) on the EduCITY activity. In L. G. Chova, C. G. Martínez, & J. Lees (eds.), Proceedings of INTED 2024 – sharing the passion for learning, 18th International Technology, Education and Development Conference, 4-6 March., Valencia, Spain, pp. 3145- 3154. International Academy of Technology, Education and Development (IATED), ISBN: 978-84-09-59215-9, ISSN: 2340-1079; doi: 10.21125/inted.2024
2024-01-27
Educar a partir do património construído para o desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis através de um jogo móvel de realidade aumentada: o “Percurso da Arte Nova
In: Encontro Internacional de Educação Ambiental
Ferreira-Santos, J., & Pombo, L. (2024). Educar a partir do património construído para o desenvolvimento de comunidades e cidades sustentáveis através de um jogo móvel de realidade aumentada: o “Percurso da Arte Nova” na app EduCITY. In Livro de Atas do Encontro Internacional de Educação Ambiental, Laboratório da Paisagem, Guimarães, 25-27 January, (pp. 94–101). ISBN: 978-989-54817-8-1. https://labpaisagem.pt/wp-content/uploads/2023/09/LivroAtas_EIEA2024.pdf
2024-01-25
Comunicação eficaz de dados científicos num projeto de ciência cidadã, o EduCITY
In: Encontro Internacional de Educação Ambiental, Laboratório da Paisagem
Figueiredo, D., Pombo, L., Marques, M.; & Lopes, M.(2024). Effective communication of Scientific data in a citizen science project, the EduCITY. In Livro de Atas do Encontro Internacional de Educação Ambiental, Laboratório da Paisagem, Guimarães, 25-27 January, (pp. 80–93). ISBN: 978-989-54817-8-1. https://labpaisagem.pt/wp-content/uploads/2023/09/LivroAtas_EIEA2024.pdf
2024-01-19
A app EduCITY com sensores ambientais com vista a educação ambiental
In: XX ENEC / VI ISSE, Covilhã
Figueiredo, D., Rodrigues, R., Pombo, L., Lopes, M., Rodrigues, S. & Santos, M. (2024, in press). The EduCITY app with environmental sensors towards education for sustainability. In Proceedings of the XX ENEC / VI ISSE, Covilhã, 18-20 January,
2024-01-11
O potencial do Património e da Tecnologia na Educação: Um olhar sobre o projeto EduCITY e o "Percurso Arte Nova" na promoção de competências para a Educação para a Sustentabilidade.
In: Proceedings of Conferência "A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios"
Ferreira-Santos, J., & Pombo, L. (2024). O potencial do Património e da Tecnologia na Educação: Um olhar sobre o projeto EduCITY e o "Percurso Arte Nova" na promoção de competências para a Educação para a Sustentabilidade. Proceedings of Conferência "A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios". University of Porto, 8-13 January. pp.201-204. https://boaeducacaonaescola.eventqualia.net/pt/2024
2024-01-04
Educação STEAM outdoor: Jogos móveis de Realidade Aumentada com a app EduCITY
In: Escola Superior de Educação do Instituto Superior de Santarém
Pombo, L. (2024). “Educação STEAM outdoor: Jogos móveis de Realidade Aumentada com a app EduCITY”, under Webinar “Educação STEAM outdoor” da Pós-Graduação em Educação STEAM organized by Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, 4 January.
2023-12-14
Educação interdisciplinar no 1º CEB: aprendizagens baseadas no contexto mediadas pela aplicação EduCITY
In: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Carneiro, A.R. (orientação Carlos, V.)(2023). Educação interdisciplinar no 1º CEB: aprendizagens baseadas no contexto mediadas pela aplicação EduCITY. [Mestrado Profissionalizante em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB ]. [Master’s thesis, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. URL
2023-12-14
Promoção da identidade local e do sentido de pertença em contexto outdoor
In: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Mateus, A. (orientação Carlos, V.) (2023). Promoção da identidade local e do sentido de pertença em contexto outdoor. [Mestrado Profissionalizante em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB ]. [Master’s thesis, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. URL
2023-12-07
User experience of a mobile app in a city tour game for international doctoral students.
In: Education Sciences
Marques, M.M. & Pombo, L. (2023). User experience of a mobile app in a city tour game for international doctoral students. Education Sciences. 13(12), 1221; https://doi.org/10.3390/educsci13121221
2023-12-07
Desenvolvimento de mecanismos de Realidade Aumentada para jogos digitais de aprendizagem ao ar livre na aplicação móvel EduCITY
In: Universidade de Aveiro
Fernandes, R. F. (orientação Dias, P. & Pombo, L.)(2023). Desenvolvimento de mecanismos de Realidade Aumentada para jogos digitais de aprendizagem ao ar livre na aplicação móvel EduCITY. [Mestrado em Engenharia Informática]. [Master’s thesis, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. URL
2023-12-07
Exploração de jogo digital móvel para a promoção da competência de trabalho colaborativo em alunos do 8.º ano
In: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Cordeiro, B. (orientação Marques, M.M.)(2023). Exploração de jogo digital móvel para a promoção da competência de trabalho colaborativo em alunos do 8.º ano. Mestrado profissionalizante em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. [Master’s thesis, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/41088
2023-12-07
Promoção do questionamento em alunos de 8.º ano escolaridade através de Game Based Learning de exploração em contexto outdoor
In: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Silva, L. (orientação Marques, M.M.)(2023). Promoção do questionamento em alunos de 8.º ano escolaridade através de Game Based Learning de exploração em contexto outdoor [Mestrado profissionalizante em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário]. [Master’s thesis, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/41024
2023-11-18
Métodos de ensino inovadores para a sensibilização ambiental: o caso do EduCITY
In: 7ª Edição do BioFÓRUM - Educar com a Natureza - Crescer com as mãos na terra
Pombo, L. & Ferreira-Santos, J. (2023). “Métodos de ensino inovadores para a sensibilização ambiental: o caso do EduCITY”. In 7ª Edição do BioFÓRUM - Educar com a Natureza - Crescer com as mãos na terra, organized by Associação Bioliving, Albergaria-a-Velha, 18 November.
2023-11-03
Integração de Realidade Aumentada no projeto EduCITY para criação de jogos educativos
In: ICGI 2023 - 5ª Conferência Internacional sobre Computação Gráfica e Interação
Fernandes, R., Dias, P., Pombo, L,; & Marques, M. M. (2023). Integration of Augmented Reality in the EduCITY project to create educational games. In V.J. Sá, & A. Marto (Eds), Procedings of 5th International Conference on Graphics and Interaction, Instituto Politécnico de Tomar, 2-3 November (pp. 173-176).
2023-10-26
Educação para a sustentabilidade com jogos educativos com Realidade Aumentada em percursos pela cidade
In: I Seminário Internacional Apheleia: América do Sul. organized by Universidade do Extremo Sul Catarinense em Criciúma, Santa Catarina, Brasil
Pombo, L. (2023). “Educação para a sustentabilidade com jogos educativos com Realidade Aumentada em percursos pela cidade”, under I Seminário Internacional Apheleia: América do Sul. organized by Universidade do Extremo Sul Catarinense em Criciúma, Santa Catarina, Brasil, 26 October.
2023-10-02
The role of art nouveau built heritage towards Education for Sustainable Development: The “Art Nouveau path” in the EduCITY app
In: International Conference – The Future of UNESCO Chapters: Culture, Education and Sustainable Development. The first edition: Culture as a Global Public Good
Ferreira-Santos, J., & Pombo, L. (2023). The role of art nouveau built heritage towards Education for Sustainable Development: The “Art Nouveau path” in the EduCITY app. Proceedings of International Conference – The Future of UNESCO Chapters: Culture, Education and Sustainable Development. The first edition: Culture as a Global Public Good, Bucharest, 2 October.
2023-10-02
A geometric exploration of monuments in the city of Aveiro
In: 1st International Conference on Math Education and Technology 2023
Marques, M. M.; Nolla, A.; Neto, T. & Pombo, L. (2023). A geometric exploration of monuments in the city of Aveiro. In 1st International Conference on Math Education and Technology (ICMET). 2-4 October, University of Aveiro. Book of Abstracts. 22-23 pp. ISBN: 978-972-789-908-1
2023-07-20
EduCITY as a smart learning city environment towards education for sustainability - work in progress.
In: EdMedia + Innovate Learning, Viena (Áustria)
Pombo, L. & M. Marques, M. (2023). EduCITY as a smart learning city environment towards education for sustainability - work in progress. In T. Bastiaens (Ed.), Proceedings of EdMedia + Innovate Learning (pp. 133-139). Vienna, Austria: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Retrieved July 19, 2023
2023-07-15
The role of built heritage in the development of education for sustainability through Mobile Augmented Reality games.
In: International Conferences on ICT, Society and Human Beings 2023, Porto (Portugal)
Ferreira-Santos, J., & Pombo, L. (2023). The role of built heritage in the development of education for sustainability through Mobile Augmented Reality games. In P. Kommers, M. Macedo, G. C. Peng, & A. Abraham (Eds.), Proceedings of the International Conferences on ICT, Society and Human Beings 2023 (pp. 11–18). OPorto, 15 July. IADIS Press. https://mccsis.org/wp-content/uploads/2023/07/ICT2023_F_036.pdf
2023-07-14
Art Nouveau heritage towards Education for Sustainable Development: a mobile augmented reality game under the EduCITY App.
In: Research summit 2023, Aveiro (Portugal)
Ferreira-Santos, J., & Pombo, L. (2023). Art Nouveau heritage towards Education for Sustainable Development: a mobile augmented reality game under the EduCITY App. In A. M. S. Silva & A. G. A. Campos (Eds.), Research summit 2023 - Book of abstracts (pp. 475–476). UA Editora - Universidade de Aveiro. 14 July. https://www.ua.pt/file/75810
2023-07-11
Teacher training on mobile and game-based learning: literature review and training program proposal
In: 15th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN23 Proceedings, Palma de Maiorca (Espanha)
Marques, M. M., & Pombo, L., (2023). Teacher training on mobile and game-based learning: Literature review and training program proposal. In L. G. Chova, C. G. Martínez, & J. Lees (Eds.), 15th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN23 Proceedings (pp. 707-715.). Palma de Maiorca (Spain), IATED. https://doi.org/10.21125/edulearn.2023.0278
2023-06-29
Built heritage in a mobile augmented reality game for development of key competences towards Education for Sustainability – from academia to society.
In: VIII Jornadas do Programa Doutoral em Educação "Comunicar Ciência: Conexões em Educação", Aveiro (Portugal)
Ferreira-Santos, J., & Pombo, L. (2023). Built heritage in a mobile augmented reality game for development of key competences towards Education for Sustainability – from academia to society. VIII Jornadas do Programa Doutoral em Educação "Comunicar Ciência: Conexões em Educação". 29 June. University of Aveiro.
2023-06-07
Experiências inovadoras em realidade aumentada para integrar na aplicação EduCITY
In: Students@DETI, Associação de Eletrónica, Telecomunicações e Telemática da Universidade de Aveiro (AETTUA), Aveiro (Portugal)
Fernandes, R.; Dias, P.; Pombo, L. (2023, 7 junho). Innovative experiences in augmented reality to integrate in the EduCITY app. In Students@DETI, Associação de Eletrónica, Telecomunicações e Telemática da Universidade de Aveiro (AETTUA)
2023-03-30
A passagem de testemunho do EduPARK ao EduCITY: novos desafios rumo ao desenvolvimento sustentável.
In: Boletim da AIA-CTS
Pombo, L. (2023). A passagem de testemunho do EduPARK ao EduCITY: novos desafios rumo ao desenvolvimento sustentável. Boletim da AIA-CTS, 18, 32-37. ISSN: 2183-5098.
2023-03-14
Raising students’ awareness about nature conservation: From the park to the city
In: Mobile Learning 2023, Lisboa (Portugal)
Rodrigues, R., Pombo, L., & Marques, M. M. (2023). Raising students’ awareness about nature conservation: From the park to the city. In P. Kommers, I. A. Sánchez, & P. Isaías (Eds.), Proceedings of the International Conferences on E-Society 2023 and Mobile Learning 2023, 11-13 March, 2023 (pp. 394–406). Lisboa, IADIS – International Association for the Development of the Information Society. https://www.iadisportal.org/digital-library/raising-students-awareness-about-nature-conservation-from-the-park-to-the-city
2023-03-14
Value of a mobile game-based app towards education for sustainability
In: Mobile Learning 2023, Lisboa (Portugal)
Rodrigues, R., Pombo, L., Marques, M. M., Ribeiro, S., Ferreira-Santos, J., & Draghi, J. (2023). Value of a mobile game-based app towards education for sustainability. In P. Kommers, I. A. Sánchez, & P. Isaías (Eds.), Proceedings of the International Conferences on E-Society 2023 and Mobile Learning 2023, 11-13 March, 2023 (pp. 375–382). Lisboa, IADIS – International Association for the Development of the Information Society. https://www.iadispor
2022-11-24
Valorização do Património Construído através de recurso educativo integrado numa app com Realidade Aumentada
In: EIPEC 2022 – Encontro Internacional Património, Educação e Cultura, Castelo Branco (Portugal)
Ferreira-Santos, J. & Pombo, L. (2022). Valorização do Património Construído através de recurso educativo integrado numa app com Realidade Aumentada. In Abstract book of “EIPEC 2022 – Encontro Internacional Património, Educação e Cultura”, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, 23-24 novembro 2022 https://eipec2022.ipcb.pt/
2022-11-10
Aveiro, cidade sustentável: EduCITY.
In: UA Editora - Universidade de Aveiro
Pombo, L., Ferreira-Santos, J., Draghi, J., Lopes, L., Marques, M.M., Lopes, M., Sá, P., Beça, P., Rodrigues, R., Tavares, R., Pinho, R., Ribeiro, S., Rodrigues, S., & Carlos, V. (2022). Aveiro, cidade sustentável: EduCITY. UA Editora - Universidade de Aveiro. ISBN: 978-972-789-803-9, https://doi.org/10.48528/jtw2-k945
2022-11-09
Desenhar e desenvolver um ambiente de aprendizagem inteligente na cidade, para a sustentabilidade
In: 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha (Espanha)
Marques, M.M., & Pombo L. (2022). Design & develop a smart learning city environment for sustainability. In L. G. Chova, A. L. Martínez, & J. Lees (Eds.), 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation (iCERi 2022) (pp. 5595-5601), Sevilha, Spain, 7-9 November. IADIS. https://doi.org/10.21125/iceri.2022.1377
2022-10-28
Vamos jogar para aprender?
In: Ciclo “Encontro com o Cientista”, Aveiro (Portugal)
Pombo, L. & Marques, M.M. 2022 - "Vamos jogar para aprender?”, under the cycle “Encontro com o Cientista”, promoted by Escola Ciência Viva de Aveiro, an educative project of the University of Aveiro, of Ciência Viva and Câmara Municipal de Aveiro, Auditório Centro Ciência Viva, 28 October. Target public: 22 alunos do 4º ano (9 anos) de EB de Eixo.
2022-10-21
Ambientes inteligentes de aprendizagem no campus UA e na cidade Jogos que promovem a valorização do património construído e natural
In: Programa Doutoral em Educação, Universidade de Aveiro, Aveiro (Portugal)
Pombo, L. & Ferreira-Santos, J. 2022 - “Ambientes inteligentes de aprendizagem no campus UA e na cidade Jogos que promovem a valorização do património construído e natural”, under the scope of the curricular unit “Educação e Contemporaneidade” under the session “A Didática (também) sai a rua” of Programa Doutoral em Educação, Universidade de Aveiro, 21 October. https://www.ua.pt/pt/noticias/0/7151
2022-10-14
Jogo móvel para uma educação para a sustentabilidade e contextualizada
Rodrigues, R., Ferreira-Santos, J., Draghi, J., Ribeiro, S., Marques, M.M., & Pombo, L.
In: Livro de resumos do XXIII Encontro de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, L. Oosterbeek & H. Gomes (Eds.), Tomar (Portugal)
Rodrigues, R., Ferreira-Santos, J., Draghi, J., Ribeiro, S., Marques, M.M., & Pombo, L. (2022). Jogo móvel para uma educação para a sustentabilidade e contextualizada. In Ciências da Sustentabilidade em Língua Portuguesa …por mares nunca dantes navegados… Livro de resumos do XXIII Encontro de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, L. Oosterbeek & H. Gomes (Eds.), Tomar – Campus do Instituto Politécnico de Tomar, 11-15 October, pp.782-787, ISSN: 1645-6947; ISBN: 978-989-53070-6-7
2022-09-17
A valorização do Património Construído enquanto agente de Educação para a Sustentabilidade
In: XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE), Lisboa (Portugal)
Ferreira-Santos, J. & Pombo, L. (2022). A valorização do Património Construído enquanto agente de Educação para a Sustentabilidade. In Book of abstracts of XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE) – Educação e Cidades, eventQualia, Lisbon, 15-17 September. pp. 127-128, https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Resumos_V2.pdf
2022-08-12
Exploração do papel das aplicações móveis com jogos para um ambiente urbano de aprendizagem inteligente - a inovação do EduCITY
Lúcia Pombo
In: Education & Training
Pombo, L. (2022). Exploring the role of mobile game-based apps towards a smart learning city environment – the innovation of EduCITY, Education + Training, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/ET-06-2022-0238; ISSN: 0040-0912
2022-07-15
O património edificado local no desenvolvimento de competências chave para a Educação para a Sustentabilidade.
In: Research Summit 2022, Aveiro (Portugal)
Ferreira-Santos, J. & Pombo, L. (2022, 14 julho). The local built-heritage in the development of key skills for Education for Sustainability. Communication presented at Research Summit 2022, 14-15 July, Book of abstracts, UA Editora, Aveiro, ISBN 978-972-789-795-7, http://hdl.handle.net/10773/34717
2022-07-12
STEM education from the park to the city: Educational value of mobile augmented reality game-based learning
In: Symposium “STEM Education”, 1st International Conference, Lisboa (Portugal)
Marques, M. M. (2022). STEM education from the park to the city: Educational value of mobile augmented reality game-based learning. Symposium “STEM Education”, 1st International Conference. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisbon, 12-15 julho. https://www.icet2022.pt/en/content/abstracts/abstract-book/abstract-book.html
2022-07-08
Do EduPARK ao EduCITY – dois Projetos de inovação educative nas áreas STEM
In: II Jornadas Academia STEM Mangualde (Portugal)
Pombo, L. (2022). “Do EduPARK ao EduCITY – dois Projetos de inovação educativa nas áreas STEM” in the pannel "O papel das parcerias na inovação educativa nas áreas STEM", in II Jornadas Academia STEM Mangualde, Agrupamento de Escolas de Mangualde, 8 e 9 julho
2022-07-06
EduCITY e os seus parceiros: dinâmicas participativas rumo à sustentabilidade.
In: VI Fórum CIDTFF, Aveiro (Portugal)
Pombo, L., Marques, M. M., Laranjeiro, D., Lopes, M, & Pinho, R. (2022, 6 julho). EduCITY e os seus parceiros: dinâmicas participativas rumo à sustentabilidade. Communication [online vídeo] presented at VI Fórum CIDTFF: CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades?, 6 July, online. https://www.youtube.com/playlist?list=PL9eSbe9tEVC-mFntqxwGBZWuhEwRoLHhS
2022-04-28
EduCITY… vamos saltar as barreiras do parque até à cidade?
In: Diário de Aveiro.
Pombo, L. (2022). EduCITY… vamos saltar as barreiras do parque até à cidade? Rubrica: (H)À Educação, Diário de Aveiro. 28 April 2022, p.7., by Lúcia Pombo, https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=46579; https://www.ua.pt/pt/noticias/13/75097
2022-03-29
EduPARK & EduCITY
In: Colaboração entre o CIDTFF e a Fábrica Ciênca Viva (Mostra e discussão de projetos), Aveiro (Portugal)
Pombo, L. & Marques, M. M. (2022). “EduPARK & EduCITY”, in Communication of Science and Technology in Education (C. Guerra, A. Moreira, P. Pombo), The collaboration between CIDTFF and Fábrica Ciênca Viva (Projects showcase and discussion), under the visit of Professor Bruce Lewenstein of the University of Cornell, USA. Fábrica Ciência Viva Science Center - auditorium, 29 March, Fulbright Portugal