2023-01-17
Que metodologias diferenciadoras tem vindo a implementar: - junto dos seus estudantes? - na diferenciação da uc?
As metodologias diferenciadoras que mais uso com os meus estudantes são o game-based learning ou mesmo a gamificação, pois ambas são estratégias eficazes para promover a competitividade saudável nos processos de ensino e de aprendizagem. No game-based learning, ou aprendizagem baseada em jogos, usa-se o jogo, analógico ou digital, com o objetivo de otimizar a experiência de aprendizagem. Pessoalmente, tenho vindo a conciliar a investigação que faço com a componente letiva, fazendo uso de jogos educativos móveis através de apps, como a do EduPARK ou, mais recentemente, a do EduCITY. Em contexto educativo, os estudantes podem não só jogar os jogos, em ambiente outdoor, através da exploração da app, como podem contribuir para a construção de guiões educativos sob a forma de jogo que poderão, depois, ser jogados por outros. Isto permite que os estudantes estabeleçam relações entre aquilo que foram aprendendo nas aulas e o meio que os rodeia, podendo desengavetar as várias áreas do saber, articulando-as. Quando a estes jogos se associam recursos multimédia atrativos, a motivação pode disparar, como é o caso da realidade aumentada ou de animações em 3D. Esta metodologia culmina com a apresentação à turma do guião do jogo que os estudantes construíram, em que saem do papel de aluno, colocando-se no papel de professor que constrói questões com recursos para outros explorarem. Esta metodologia tem vindo a mostrar-se muito motivadora. A recolha da perceção dos estudantes relativamente a esta metodologia, através de um questionário online e anónimo, que preenchem logo após a atividade, permite perceber que os estudantes aprendem muito melhor, de forma mais eficaz e mais entusiástica e, acima de tudo, dão valor ao ambiente que os rodeia, o que os torna cidadãos mais conscientes e ativos.