Login PT | EN
Notícias

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Publicações

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Atividades

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Notícias

Entrevista a Lúcia Pombo enquanto convidada da edição 13 da newsletter dedicada à Inovação Pedagógica

2023-01-17

Que metodologias diferenciadoras tem vindo a implementar: - junto dos seus estudantes? - na diferenciação da uc?

 

As metodologias diferenciadoras que mais uso com os meus estudantes são o game-based learning ou mesmo a gamificação, pois ambas são estratégias eficazes para promover a competitividade saudável nos processos de ensino e de aprendizagem. No game-based learning, ou aprendizagem baseada em jogos, usa-se o jogo, analógico ou digital, com o objetivo de otimizar a experiência de aprendizagem. Pessoalmente, tenho vindo a conciliar a investigação que faço com a componente letiva, fazendo uso de jogos educativos móveis através de apps, como a do EduPARK ou, mais recentemente, a do EduCITY. Em contexto educativo, os estudantes podem não só jogar os jogos, em ambiente outdoor, através da exploração da app, como podem contribuir para a construção de guiões educativos sob a forma de jogo que poderão, depois, ser jogados por outros. Isto permite que os estudantes estabeleçam relações entre aquilo que foram aprendendo nas aulas e o meio que os rodeia, podendo desengavetar as várias áreas do saber, articulando-as. Quando a estes jogos se associam recursos multimédia atrativos, a motivação pode disparar, como é o caso da realidade aumentada ou de animações em 3D. Esta metodologia culmina com a apresentação à turma do guião do jogo que os estudantes construíram, em que saem do papel de aluno, colocando-se no papel de professor que constrói questões com recursos para outros explorarem. Esta metodologia tem vindo a mostrar-se muito motivadora. A recolha da perceção dos estudantes relativamente a esta metodologia, através de um questionário online e anónimo, que preenchem logo após a atividade, permite perceber que os estudantes aprendem muito melhor, de forma mais eficaz e mais entusiástica e, acima de tudo, dão valor ao ambiente que os rodeia, o que os torna cidadãos mais conscientes e ativos.