2022-04-28
Já imaginou, num domingo à tarde, passear com a sua família pelas ruas da cidade e divertir-se a jogar com a app EduCITY?
E já experimentou o jogo EduPARK, ou ainda não? Não jogou ainda com a Macaca do Parque? Mas estou certa que conhece bem o Parque da Macaca!
No EduPARK muitas crianças e adultos já percorreram com entusiasmo todo o Parque Infante D. Pedro, enquanto exploram os conteúdos de realidade aumentada associados a espécies de árvores ou ainda associados a azulejos que já lá existem. Experimente apontar a câmara do seu telemóvel ao azulejo na fachada principal da Casa de Chá. Consegue visualizar o projeto da Casa de chá do arquiteto que o criou que se sobrepõe à própria casa e ver as diferenças. Ou apontar para o azulejo de S. Gonçalinho e interagir com a aplicação. Também pode ficar a conhecer mais sobre as propriedades benéficas das folhas da Ginkgo biloba, pois têm sido usadas para estimular a memória e o desempenho cognitivo. Pelo contrário, o teixo, Taxus bacata, é tóxico embora sua madeira seja considerada de boa qualidade, sendo antigamente utilizada para fabricar arcos e flechas. Sabia? São 32 espécies de árvores e arbustos que têm placa com informação interessante em realidade aumentada. Para isso, basta instalar a app no seu telemóvel Android: http://edupark.web.ua.pt/mobile_app. Mas também pode jogar. Os vários jogos que foram criados pela equipa do projeto ajudam-no a fazer um percurso onde pode responder a questões, ganhar pontos, colecionar bananas e encontrar tesouros virtuais. Tudo isto tem por trás uma aprendizagem contextualizada, móvel, divertida e autêntica: aquela que fica para toda a vida.
Foi na sequência do EduPARK que surgiu o EduCITY, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, envolvendo a colaboração de investigadores de várias áreas da Universidade de Aveiro. O EduCITY, tal como o nome indica, abre os limites do parque à cidade e a outras cidades. Ambos os projetos têm a vertente inter e multidisciplinar e ambos preveem estratégias de aprendizagem baseada em jogos, embora agora o EduCITY inclua elementos novos. O EduCITY tem a preocupação de promover cidades sustentáveis através da consciencialização ambiental, associada ao reconhecimento da importância do património natural, construído e também cultural da cidade. A outra grande novidade é que os jogos poderão ser cocriados pela comunidade escolar, académica e geral e integram desafios interdisciplinares desafiantes. Aqui a cidade torna-se num laboratório vivo de experimentação, onde os cidadãos são “cientistas ativos” e agentes de mudanças sustentáveis, numa lógica de ciência cidadã. Espere mais um pouco até a equipa ter a app EduCITY desenvolvida para poder participar e recomendar. A mascote Flamingo acompanhá-lo-á pelas ruas da cidade…
Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
* Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro