Login PT | EN
Notícias

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Publicações

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Atividades

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Notícias

Bootcamp do projeto OPENUS4ALL de formação de professores em STEAM, UDL e Open Education

2024-11-28

Decorreu, entre 27 e 29 de novembro, o bootcamp do projeto Erasmus + OPENUS4ALL na Fábrica, Centro de Ciência Viva em Aveiro, com participação de membros do CIDTFF, membros da Fábrica, professores de Alicante e professores do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento.

No dia 27 de novembro, da parte da manhã, o programa envolveu intervenções de vários membros do CIDTFF e/ou DEP, Teresa Neto, Cecília Guerra, Vanda Santos e Joaquim Pinto, explorando aspetos relativos à conceptualização relativa a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e Universal Design for Learning (UDL). A parte da tarde foi dedicada a explorar o conceito de Open School por Lúcia Pombo e Margarida M. Marques, que apresentaram o projeto EduCITY como um exemplo, onde os participantes tiveram oportunidade de explorar dois jogos Demo, que integram vários tipos de realidade aumentada, e colocaram as “mãos na massa” na plataforma, experimentando criar jogos para a cidade de Alicante.

Após experimentação da app e da plataforma EduCITY, os participantes do bootcamp destacaram que estas constituem ferramentas abertas de base digital, que reconhecem como úteis no contexto do projeto Erasmus+. Assim, propôs-se usar a app e plataforma EduCITY para desenvolver jogos móveis com realidade aumentada em cada um dos países parceiros - Espanha, Portugal, Grécia e Turquia -, jogos que se constituirão como produtos finais dos projetos STEAM promovidos pelo OPENUS4ALL, promovendo a articulação entre os dois projetos.

A manhã do dia 28 de novembro foi dedicada à visita guiada à Fábrica e à apresentação da metodologia e plataforma OPENUS4ALL pela coordenadora do projeto, Maria Del Carmen Perea Marco da Universidad Miguel Hernandez de Elche (Espanha). De tarde decorreram os workshops “Nutrição e saúde” e “Vamos cuidar dos nossos mares”.

O dia 29 de novembro foi organizado pela equipa da Fábrica, tendo sido dedicado à problemática dos plásticos no contexto da sustentabilidade ambiental. Neste âmbito, foram organizados três workshops de Educação STEAM, onde se desenvolveram metodologias e protótipos para abordar este tema.

Para aceder às fotografias do evento, basta clicar no botão "Ver fotografias", abaixo.