Login PT | EN
Notícias

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Publicações

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Atividades

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Notícias

Termina a 3ª edição da Oficina de Formação acreditada para professores articulando os projetos EduCITY e OpenUS4ALL

2025-11-21

Dirigida a professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos de Geografia, Física e Química e Biologia e Geologia, a ação integrou 13 horas presenciais e 13 horas de trabalho autónomo. Importa salientar que esta formação releva para efeitos de progressão na carreira docente e avaliação de desempenho, enquadrando-se na área científica e pedagógica.

Concluíram a formação 10 professores do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, envolvidos também no projeto europeu OpenUS4ALL, 3 monitores da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, 3 professores do mesmo agrupamento na área de Matemática, 2 colaboradores do Centro de Documentação de Ílhavo, e ainda uma doutoranda do Programa Doutoral em Educação, que, embora sem acreditação, participaram com o objetivo de aprender a criar novos jogos através da aplicação EduCITY.

Durante a oficina, os formandos trabalharam colaborativamente no desenho pedagógico, construção e validação de atividades educativas digitais baseadas em jogos geolocalizados. Este processo permitiu-lhes aprofundar competências ao nível da interdisciplinaridade, da integração da tecnologia em contextos outdoor, do design de experiências de aprendizagem e da utilização avançada da app EduCITY. Como resultado, foram desenvolvidos cinco jogos completos e integrados na aplicação.

Dos jogos produzidos, três foram posteriormente explorados pelos alunos em diferentes contextos educativos. A experiência revelou-se altamente positiva: os alunos demonstraram aprender de forma divertida, exploratória e ativa, observando elementos do meio envolvente aos quais nunca tinham prestado atenção. Esta abordagem promoveu uma ligação mais significativa entre o ambiente real e os conteúdos curriculares, reforçando o potencial educativo dos recursos digitais e das atividades outdoor.

Falta agora apenas que os professores elaborem os seus relatórios reflexivos individuais e de grupo, que integrarão o processo avaliativo para efeitos de acreditação da formação.

A formação terminou com um momento de confraternização, num jantar de gastronomia tradicional portuguesa, assinalando o sucesso da iniciativa e o espírito colaborativo desenvolvido ao longo do processo.