Login PT | EN
Notícias

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Publicações

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Atividades

EduCITY... Are we going to jump the barriers from the park to the city?

Notícias

Inauguração do jogo “Museu Marítimo de Ílhavo” reuniu comunidade e celebrou inovação educativa

2025-11-29

A sessão foi aberta pelo Diretor do Museu Marítimo de Ílhavo, Dr Nuno Miguel Costa, pelo Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Professor José Gabriel e pela coordenadora do EduCITY, Doutora Lúcia Pombo, que destacaram a relevância de aproximar a tecnologia do património e da educação para enriquecer as práticas de mediação cultural.

O jogo, criado especificamente para o percurso expositivo do Museu, conduz os visitantes através de cinco salas, da Sala da Faina Maior até ao Aquário dos Bacalhaus, explorando a pesca do bacalhau (Gadus morhua) e outros temas do património marítimo local.

O jogo foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar que integrou especialistas em educação, museologia, conteúdos digitais e tecnologias de Realidade Aumentada, a destacar Ana Catarina Nunes do Serviço Educativo e Mediação do Museu Marítimo de Ílhavo e o investigador João Ferreira-Santos que produziram grande parte do jogo. Lúcia Pombo e Margarida M. Marques fizeram também várias visitas ao local e também participaram na construção do jogo. Também intervieram em alguns recursos os investigadores Sara Pombo e Bruno Sousa.

Os conteúdos interativos de Realidade Aumentada, que enriquecem a experiência de visita, destacaram-se pela sua originalidade, nomeadamente:

i)                   O quadro “A família piscatória”, de Domingos Rebelo, no qual a RA revela informação adicional sobre práticas sociais e religiosas da comunidade piscatória, em sobreposição dos elementos da tela;

ii)                 O algário, cuja etiqueta funciona como marcador aumentado que permite descobrir, por exemplo, as características cromáticas das algas Rodophytas;

iii)               A representação do bacalhau antes de se chegar ao Aquário, que possibilita observar características anatómicas e comportamentais da espécie através de elementos digitais em sobreposição.

Após a apresentação, os participantes foram convidados a percorrer o Museu e a testar o jogo nos diferentes espaços, vivenciando uma nova forma de interação com o património marítimo. O evento incluiu também a inauguração da exposição Império, com aguarelas de Rodrigo Vilhena, na sala da pintura e terminou no aquário dos bacalhaus.

A partir de agora, o jogo está disponível para todos os visitantes, que podem usufruir desta experiência educativa e inovadora sempre que visitam o Museu Marítimo de Ílhavo, contribuindo para uma relação mais dinâmica entre tecnologia, cultura e aprendizagem.